Projetos de Home Office

O home office é um cômodo com muitas variações. Até pouco tempo atrás, servia apenas para uso pessoal. Poucas pessoas se preocupavam em ter um escritório adequado, pois seu uso se reduzia a leitura de e-mail e pesquisas pessoais, estudos e outros usos domésticos. Atualmente, com a correria do dia a dia, a facilidade cada vez maior do uso da internet e o trânsito cada vez mais complicado, muitas empresas têm preferido permitir que seus profissionais trabalhem a partir de casa e, nesse ponto, a existência de um escritório adequado em casa se torna cada vez mais importante. Além disso, o número de profissionais autônomos e empreendedores individuais que trabalham em casa, a fim de reduzir custos, tem crescido muito. Esses profissionais também necessitam de um espaço tranquilo e adequado para a realização de seus trabalhos.
Seja qual for o seu caso, um escritório em casa deve ser bem planejado, para tornar o ambiente de trabalho útil e adequado ao uso de cada um.

Vantagens:

  • Organização: como em todos os ambientes planejados, a principal premissa é a organização. Gavetas, prateleiras e armários serão planejados de acordo com a necessidade, para que tudo tenha seu lugar certo, fácil de achar e de manter. Em um home office, isso significa um ganho de tempo e produtividade extremamente considerável. Além disso, uma boa organização ajuda na concentração e aumenta a criatividade.
  • Funcionalidade: as mesas e demais móveis do ambiente serão planejados de acordo com o uso que será dado. Dessa forma, não se corre o risco, por exemplo, de não ter um espaço de apoio para se fazer anotações a mão, pois a impressora ficou no meio do caminho. Em um escritório planejado, a impressora terá seu lugar certo, e a mesa terá o espaço certo e necessário para o computador ou notebook e para anotações.
  • Design e beleza: os móveis são feitos de acordo com o gosto do cliente, com tudo que há de mais moderno no mercado. A beleza do ambiente o torna acolhedor. Seja pra passar alguns minutos no fim do dia ou para trabalhar o dia inteiro, estar em um ambiente bonito e bem organizado influencia diretamente na produtividade;
  • Menos estresse: já foi provado que um ambiente limpo, organizado e agradável ajuda a diminuir o estresse. No caso do home office, isso se torna fundamental, uma vez que o trabalho e a correria do dia a dia, podem influenciar nesse problema tão comum nos nossos dias.

Tipos de home-office

Como já dissemos anteriormente, existem no mínimo três tipos de escritórios domésticos. O mais comum é aquele feito para abrigar o computador da família, onde se pode incluir livros, documentos e materiais de estudo. O segundo e terceiro tipo mais comum é aquele feito para profissionais que trabalham em casa: seja prestando serviço para a empresa que os contratou ou mesmo como profissional independente.
Em qualquer um dos casos, é importante que se analise as necessidades e o gosto pessoal do morador que irá utilizar esse espaço. Os móveis devem ser bem acabados e resistentes, uma vez que não se pode permitir que sua aparência se deteriore com o uso. Também é primordial que sejam considerado incluir no projeto armários, gavetas e prateleiras suficientes para qualquer que seja a sua necessidade.
O espaço destinado em qualquer um dos casos pode ser grande ou pequeno. Tendo um bom planejamento, qualquer cantinho da casa poderá se tornar um novo ambiente, bonito, funcional e organizado para seus momentos de trabalho e lazer.