Copa e Cozinha Planejadas

Quando falamos em móveis planejados, uma das primeiras coisas que nos vem a mente é a cozinha. Uma cozinha bem planejada, além de bonita, torna o dia a dia mais funcional e prático. Os móveis são feitos sob medida, para que tudo fique bem organizado, além de criar um ambiente mais agradável.
Veja as principais vantagens da cozinha planejada:

  • Organização: são planejadas para que todos os utensílios tenham seu lugar certo tornando muito mais fácil manter a área bem organizada;
  • Funcionalidade: com tudo que você precisa sempre à mão e fácil de achar;
  • Espaço: os espaços são melhor aproveitados, fazendo com que, mesmo os menores, tenham lugar para todos os ítens que são necessários na cozinha. Também os espaços verticais são mais bem aproveitados;
  • Beleza: tudo combina de forma harmônica, tornando o ambiente mais bonito e agradável;
  • Personalidade: no planejamento a coisa principal a se considerar é o gosto do dono da casa, que dará a esse espaço sua própria personalidade, tornando o ambiente único.

Conheça alguns dos principais estilos de cozinha planejada:

Cozinha americana (ou cozinha integrada)

Um dos modelos mais procurados atualmente é o que, por muito tempo, foi chamado de Cozinha Americana – também conhecida por Cozinha Integrada -, em que a sala de jantar e, em alguns casos, a sala de estar também, se une à cozinha, separadas apenas apenas por um balcão baixo, que de um lado poderá servir de mesa para refeições rápidas como café da manhã, e do outro, como armário para os utensílios da cozinha.

As vantagens da cozinha americana é que acabam ganhando um espaço mais amplo, sem perder a praticidade, já que os utensílios continuam próximos a pia e ao fogão. Além disso, seja no dia a dia ou mesmo num jantar com os amigos, quem está cozinhando não fica separado da família e dos convidados, tornando o ambiente bem mais agradável e as reuniões mais divertidas. Para evitar os inconvenientes desse tipo de cozinha (como o cheiro de fumaça, ou mesmo a gordura que pode impregnar nos móveis da copa), o ambiente precisa ser muito bem planejado, com móveis de qualidade, superfícies fáceis de limpar e eletrodomésticos apropriados.

Cozinha com ilha

Assim como a cozinha americana, ela é integrada a sala de jantar e – às vezes – a de estar completa o ambiente. A grande diferença aqui é a ilha: ao invés do balcão – que separa a cozinha da copa – servir de mesa e armário, como no estilo americano, ele servirá de palco para o cozinheiro, que ficará de frente para seus convidados. Geralmente esse balcão central – a ilha – é formado pela pia, pelo fogão e um espaço onde quem cozinha poderá preparar os alimentos. Mas isso não é obrigatório! A configuração da sua ilha deverá levar em conta seu modo de preparar as coisas e ser planejada de acordo com o seu estilo.
Aqui também, a escolha dos materiais utilizados nos móveis e dos eletrodomésticos, é fator primordial para que o ambiente seja agradável, fácil de limpar e sem os inconvenientes do preparo da comida.

Cozinha padrão

A cozinha padrão é aquela separada das áreas de convivío da casa. Durante muito tempo foi comum no Brasil, mas agora vem perdendo espaço para as cozinhas integradas. No entanto, ainda é a preferida de muita gente. Além disso, muitas construções não permitem a integração da cozinha com a copa, ou até mesmo o espaço é pequeno para se integrar a copa ali.
Nesse caso, também é fundamental uma cozinha bem planejada, que alie conforto, durabilidade e praticidade, além é claro, do melhor aproveitamento do espaço e da beleza.